top of page

Ponderação

 A ponderação é uma etapa opcional da Avaliação do Ciclo de Vida de produtos que visa a geração e aplicação de pesos para utilização nas categorias de impacto e/ou nas categorias de danos, com o objetivo de corrigir distorções de resultados gerados na etapa de normalização. .

Apesar de considerada uma etapa opcional da Avaliação do Impacto do Ciclo  de Vida (AICV), a ponderação é importante para se obter o resultado de indicador único ou eco-ponto com maior certeza no resultado, tornando o suporte ao tomador de decisão mais acertivo no sentido de definição de pontos críticos de desempenho ambiental para melhoria de produtos, processos ou serviços.Dada a importância da ponderação, o desenvolvimento e melhoria destes métodos é reforçado na literatura no sentido de a aumentar a credibilidade deles (Finnveden et al., 2009). Existem diferentes métodos de ponderação, os quais podem ser organizados, segundo Pizzol et al. (2017), nas seguintes abordagens: método de distância-alvo, painel de ponderação, ponderação monetária e ponderação binária.Recentemente a JRC publicou um relatório técnico com o intuito de guiar e desenvolver fatores de ponderação para o cálculo da pegada ambiental na ACV (Sala et al., 2018). Neste sentido, o intuito da RAICV é estabelecer um método de seleção de métodos de ponderação, considerando a aplicação da ponderação para obtenção da pegada ambiental do produto, processo ou serviço em estudo no contexto brasileiro.

Referências


FINNVEDEN, Göran et al. Recent developments in Life Cycle Assessment. Journal of Environmental Management, v. 91, p. 1-21, 2009.
 
PIZZOL, Massimo et al. Normalisation and weighting in life cycle assessment: quo vadis? The International Journal of Life Cycle Assessment, v. 22, n. 6, p. 853-866, 2017.

SALA S., CERUTTI A.K., PANT R., Development of a weighting approach for the Environmental Footprint, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2018, ISBN 978-92-79-68042-7, EUR 28562, doi 10.2760/945290

bottom of page