top of page
Henrique Maranduba.jpeg
Professor, PhD
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Henrique Maranduba é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Em 2009, ele estagiou no Centro de Biologia Computacional e Gerenciamento da Informação em Biotecnologia (NBCGIB) como programador Java. No trabalho de conclusão do curso de graduação, desenvolveu um conversor de formato para uma interface de reconstrução gráfica de árvores para estudos filogenéticos (IGRAFU).
Em 2013 concluiu o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PPGDMA (UESC), atuando com avaliação do balanço energético e pegada de carbono de uma proposta de integração de biodiesel microalgal (chlorella vulgaris em raceways) e etanol de cana-de-açúcar no Brasil.
Em 2017, concluiu o doutoramento pela Associação Plena de Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UESC), sendo autor de uma tese de Avaliação de Sustentabilidade do Ciclo de Vida utilizando Avaliação Consequencial do Ciclo de Vida em associação com Análise Multicriterial e Lógica Fuzzy.
Entre 2018 e 2019, realizou o estágio de pós-doutorado (PDJ / CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, desenvolvendo atividades de pesquisa em Ecologia Industrial e Pensamento de Ciclo de Vida, com foco em impactos ambientais e eco-design de produtos, processos e tecnologias relacionadas aos setores lácteo, energético e agropecuário (bovino e bubalino).
Atualmente está como Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA (campus de Jequié). Paralelamente, desenvolve pesquisas na perspectiva do Ciclo de Vida e Bioeconomia para os setores público e privado. É membro integrante do projeto ACV de AaZ e da Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV), atuando no Grupo de Trabalho de Ponderação.
Possui conhecimento avançado no Pacote Office (Microsoft Word, Excel e Powerpoint) e experiência superior à 10 anos em softwares relacionados à Avaliação do Ciclo de Vida (Umberto for Carbon Footprint e SimaPro), bancos de dados de inventários do ciclo de vida, além de softwares de modelagem como o Mathlab e R e, em linguagens de programação (C, Java, HTML, PHP, Javascript).

Mais informações: CV Lattes/CNPq

Publicações
bottom of page